sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A morte dos girassóis, Caio Fernando Abreu




Mudando de assunto sem mudar propriamente, tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos assim de fora parecem flores simples, fáceis, até um pouco brutas.

Pois não são. Girassol leva tempo se preparando, cresce devagar enfrentando mil inimigos, formigas vorazes, caracóis do mal, ventos destruidores. Depois de meses, um dia pá! Lá está o botãozinho todo catita, parece que já vai abrir.

Mas leva tempo, ele também, se produzindo. Eu cuidava, cuidava, e nada. Viajei por quase um mês no verão, quando voltei, a casa tinha sido pintada, muro inclusive, e vários girassóis estavam quebrados. Fiquei uma fera. Gritei com o pintor: “Mas o senhor não sabe que as plantas sentem dor que nem a gente?” O homem ficou me olhando tão pálido quanto aquele vizinho. Não, ele não sabe, entendi. E fui cuidar do que restava, que é sempre o que se deve fazer.

Porque tem outra coisa: girassol quando abre flor, geralmente despenca. O talo é frágil demais para a própria flor, compreende? Então, como se não suportasse a beleza que ele mesmo engendrou, cai por terra, exausto da própria criação esplêndida. Pois conheço poucas coisas mais esplêndidas, o adjetivo é esse, do que um girassol aberto.


Caio Fernando Abreu

6 comentários:

  1. girassóis girão em sua direção!


    "Da primeira vez que você me ascendeu seus olhos
    desviei dos meus pois o brilho era intenso
    que fatalidade você me entendeu do avesso
    e pensou que eu não aceitei seu olhar"

    ResponderExcluir
  2. Lívia obrigado por me mostrar esse texto do Caio, pois o desconhecia e gosto muito de Girassol. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caio Fernando Abreu.

    Acho incrível a forma como ele consegue fazer pessoas se renderem a ele.

    Incrível.

    ResponderExcluir
  4. Girassóis é que são felizes: sabem que caminho seguir.

    ResponderExcluir
  5. Ando por aí, vendo flores também. Sem paciência para ver os girassóis se abrirem, mas com vontade de planta-los em meu jardim.

    ResponderExcluir